quinta-feira, 25 de março de 2010

A questão da prática

"Um dia, uma centopéia, quando estava para andar, examinou suas pernas para decidir qual deveria mover-se primeiro. Deveria ser uma perna esquerda ou uma direita mover-se primeiro? Seria a oitava ou a décima perna? A centopéia ficou ali parada tentando tomar uma decisão. O problema da mente tornou-se um problema da prática. Por fim, veio o sol. Sem pensar, a centopéia correu para ver o nascer do sol, sem considerar qual perna deveria mover primeiro. Ela esqueceu-se de como andar e simplesmente andou. Quando se foi o problema da mente, o problema da prática também desapareceu."
(Extraído do livro Biografia de Watchman Nee)


Quanto mais você tenta ser uma pessoa boa, mais isso ficará pesado para você. Você quer impressionar as pessoas e por isso acaba fazendo aquilo que não tem vontade. Esse é o peso do orgulho, o qual nos leva à mente para pensarmos numa maneira de sermos elogiados. E quando vamos à mente, surge um novo problema: A PRÁTICA. Como vimos na historinha da centopéia, se ficamos na mente, não praticamos.
O Senhor ensinava seus discípulos com as situações do dia-a-dia, ou seja, o Senhor era PRÁTICO. Ele quer que sejamos práticos também, por isso se fez Espírito, que entrou em nós ao invocarmos o Teu Rico Nome, para nos suprir com Sua Vida. E é por meio dessa Vida que podemos praticar tudo aquilo que Ele nos ensinou, ensina e ensinará.
Quando estamos com o Espírito aceso em nós a questão de sermos pessoas boas torna-se muito fácil, não pela nossa vontade, mas pela Vida do Senhor que age em nós. Não fica pesado passar por cima das nossas vontades. O Senhor nos garante isso: "Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mt : 11, 30).

Jesus é o Senhor!

terça-feira, 23 de março de 2010

Tratemos a nossa alma como ela merece

Por vezes paro pra pensar o que Jesus queria dizer com tudo o que disse enquanto esteve entre nós em carne e me deparo com a seguinte dúvida. Será mesmo que como o mundo prega, ele disse que deveríamos nos esforçar para sermos pessoas boas que aceitam tudo com a cabeça baixa e que isso significaria fazer as pessoas felizes, sair distribuindo todas as minhas riquezas entre os pobres e fazendo boas ações e com isso garantiria o meu lugar assentado a direita Dele.
Infelizmente vemos que não foi isso que ele nos disse, mas sim a maneira como queremos interpretar por ser mais fácil, isso mesmo, simplesmente ser pessoas boas exteriormente é algo que o ser humano facilmente atinge com uma boa educação e padrões éticos elevados, entretanto isso não é o suficiente sermos vencedores e o principal para agradarmos a Deus, isso não chega nem perto do que Ele tem preparado para nós.
Nos últimos tempos pude perceber que quanto mais buscava ser uma pessoa boa, o Senhor sempre vinha me abençoando, mas sempre tinha o sentimento de que faltava algo, faltava uma transformação real do meu interior e isso ninguém menos que Jesus, em várias passagens da bíblia, por exemplo:

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me."
Lucas9:23

Nos mostra que devemos na verdade, negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e seguí-lo, o que mostra pela imagem da cruz que não é algo tão simples, é algo que requer de nós mesmos sofrimento em negarmos a nossa vontade e fazer a vontade de Cristo, falo isso aqui ainda de maneira abstrata, em outros posts vamos explicar melhor, só deixo para vocês uma mensagem a se refletir.

"Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim"
(Gl 2:20)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Somos Filhos da Luz

"Ao nascermos da luz, que é Cristo, nos tornamos filhos da luz, e não
podemos admitir nenhuma treva em nós, nenhum pecado, nenhum sentimento
ou desejos malignos. Como filhos da luz devemos andar e agir na luz,
buscando sempre o que é agradável ao Senhor ( Ef 5:8-10). Não podemos
ser cúmplices das obras das trevas, pelo contrário, devemos reprová-las, pois apenas mencionar o que os pecadores fazem já é vergonhoso (vs.11,12). Tudo o que é colocado sob a luz torna-se exposto, é manifestado por Deus. Por exemplo, se você for reprovado ou criticado por alguém, não importando se essa pessoa tenha ou não razão, não se desculpe nem se justifique, mas vá ao Senhor e pergunte-Lhe:"Senhor, eu sou realmente aquilo que disseram de mim? Senhor, eu dei razão para que falassem aquilo?" Isso fará com que a luz de Deus brilhe sobre você. Se Deus indicar que o que foi dito de você é verdade, esse será o momento de arrepender-se e ser purificado pelo sangue de Jesus. Mas se a luz não reprovar nem condenar você, isso será ainda melhor, pois essa situação de crítica levou você a, uma vez mais, ir ao Senhor e ter comunhão com Ele. Portanto, sempre que formos atribulados, sempre que passarmos por sofrimento ou aflição, devemos buscar a luz de Deus. Se sofremos por causa de pecados, arrependemo-nos; se é uma provação permitida por Deus, devemos louvá-Lo e Nele esperar o livramento"



Trecho do livro A Luz da Vida – Dong Yu Lan