domingo, 7 de fevereiro de 2010

O CAMINHO

Às vezes temos dúvidas sobre qual caminho seguir. Será que realmente somos capazes de escolher o caminho certo? Ou simplesmente escolhemos aquele que é mais fácil?
Acredito que certo não é sinônimo de fácil nessa questão de caminho. O Senhor Jesus nos disse: "Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela." Mt: 7, 13-14. A vida que o Senhor se refere é a vida eterna, não essa vida que estamos vivendo hoje. Essa vida que temos hoje é espaçosa com todas as nossas vontades, todos os nossos "amores", com tudo aquilo que nos recusamos a deixar para trás. Por isso é difícil irmos pelo caminho apertado. Não gostamos de renunciar às nossas vontades. E o mundo é assim: Se você não fizer suas vontades, você é bobo. E ninguém gosta de ser chamado de bobo. Todo mundo se preocupa com sua aparência, com aquilo que os outros vão pensar.
O caminho certo é apertado justamente por isso, para nós deixarmos para trás tudo aquilo que não precisamos, mas que nós acreditamos que sem essas coisas não conseguiremos viver.
Já que o Senhor disse que são poucos os que acertam com essa porta, como podemos acertar com ela? O Senhor também nos disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida" Jo: 14, 6a. É como se o Senhor tivesse nos dando uma "receita" para acertar com essa porta: "Segui-lo". E é interessante o fato de estarmos procurando o caminho, mas o Senhor também nos dá a verdade e a vida.
Confesso que seguir o Senhor não é nada fácil, ainda mais quando somos jovens. Quando o mundo nos assedia com todas essas coisas. Mas o Senhor nos diz: "Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." Mt: 16, 24. E não acaba por aqui. O apóstolo Paulo aconselhando Timóteo a continuar vivendo a vida da igreja diz: "Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." 2Tm: 2, 22. Como fugir? Como negarmos a nós mesmos? O mesmo apóstolo Paulo nos dá uma resposta em Romanos: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Rm: 10, 13. Se invocarmos o nome do Senhor ("Oh Senhor Jesus!") seremos salvos dessas situações e assim conseguiremos fugir e negarmos a nós mesmos. Então invoque o nome do Senhor, eu sei que pode parecer loucura esse negócio de ficar invocando, mas essa prática pode ser a solução para os seus problemas.
Jesus é o Senhor!

2 comentários:

  1. Amém irmão, gostei muito da sua iniciativa, vou começar a assinar seu blog e postar nele comentários sempre

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Realmente precisamos estar invocando mais e mais o nome do nosso Senhor Jesus. Foi Ele quem abriu esse caminho (estreito e apertado, mas que conduz a vida!) e é por meio dEle (e só por meio dEle) que acertaremos com esse caminho.

    ResponderExcluir